Olá Visitante, seja bem vindo!(a )
Notícias e Releases
V Seminário Internacional EcoConstruct Brazil - Seção Alemanha
A ECOCONSTRUCT BRAZIL e a Universidade FUMEC realizam de 19 a 27 de Setembro de 2014, o V Seminário Internacional de Construção Sustentável com uma seção especial na Alemanha. Saiba mais em:
Construções Sustentáveis
Conheça algumas das medidas sustentáveis utilizadas em empreendimento que busca o primeiro selo internacional LEED Retail de Minas Gerais. Em entrevista concedida em 29 de maio ao canal TV Ponto Terra, Cristiane Silveira de Lacerda, diretora técnica e comercial da EcoConstruct Brazil, apresenta algumas dessas soluções.
VII FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DA AMAZÔNIA
A EcoConstruct Brazil esteve presente na VII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) com a palestra "Turismo Sustentável - Construção Verde". O evento é promovido pelo Governo do Pará e realizado pela Cia. Paraense de Turismo - PARATUR. Realizada nos dias 20 a 23 de maio de 2014, a feira contou em sua programação com o II Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal-VHBC; II Encontro com Gestores Municipais de Turismo e o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.
ECOCONSTRUCT BRAZIL RECEBE PELA 2a. VEZ O PRÊMIO IMEC - DESTAQUES DA ENGENHARIA CIVIL
A EcoConstruct Brazil, representada por Cristiane Silveira de Lacerda e Lucas Carvalho, recebeu no último dia 10 de abril o 12o. Prêmio INEC/IMEC Destaques da Engenharia Civil 2014 - Na categoria Construção Civil Prestação de Serviços em Consultoria de Certificações e Construções Sustentáveis.
ECOCONSTRUCT BRAZIL RECEBERÁ PELA 2a. VEZ O PRÊMIO INEC/ IMEC
É com grande satisfação que a EcoConstruct Brazil informa que receberá no dia 11/04/2014, pelo 2o. ano o Prêmio Destaques da Engenharia Civil 2014 concedido pelos Institutos Nacional de Engenharia Civil - INEC e Mineiro - IMEC, na Categoria Construção Civil - Prestação de Serviços - Consultoria / Certificações / Construções Sustentáveis. O prêmio está em sua 12o. edição. A EcoConstruct Brazil agradece mais uma vez a todos os associados do INEC e do IMEC por tão honrosa posição de destaque.
EcoConstruct agora na Itália
Acordo firmado entre EcoConstruct Brazil e AR.IN. Studio & Partners permitirá interação entre as duas empresas no desenvolvimento conjunto de projetos ligados à sustentabilidade em ambos os países. Essa parceria representa a entrada da empresa brasileira no mercado europeu. Grazie Dr. Marco Cagelli, Dr. Luigi Paolino, Dr Maurizio Mandaglio e Debora Cantoni.
EcoConstruct Brazil e Politecnico di Milano
A Diretora Técnica e Comercial da EcoConstruct Brazil, Cristiane Silveira de Lacerda, realiza reunião com o Excelentíssimo Senhor Reitor Emilio Pizzi e os doutores Luigi Paolino e Marco Cagelli na Universidade Politécnica de Milão. Tema: V Seminário Internacional de Construção Sustentável EcoConstruct Brazil. - em Politecnico di Milano. Da esquerda para a direita: Dr. Marco Cagelli, Dr. Luigi Paolino, Cristiane Silveira de Lacerda e V.Exas. Emilio Pizzi.
Lições de uma boa arquitetura
A futura Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade foi a primeira a receber certificação Alta Qualidade Ambiental (AQUA) ainda na fase de concepção. O projeto de autoria dos arquitetos Newton Massafumi e Tânia Regina Parma faz parte de uma iniciativa de uma indústria de cosméticos em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas. Situada em Nazaré Paulista, a nova edificação deve tornar-se também um dos maiores casos de sucesso de arquitetura e construção sustentável.
Arquiteto Luis de Garrido projeta ecomansão para Lionel Messi
Convidar arquitetos para desenhar, por conta própria, casas ecologicamente corretas para celebridades, a fim de que essas pessoas famosas possam disseminar e apoiar as construções sustentáveis. Esse é o objetivo do projeto 33 BIP VIP, encabeçado pelo arquiteto espanhol Luis de Garrido, que apresentou recentemente uma ecomansão em homenagem ao astro do futebol Lionel Messi.
Casa vencedora do Solar Decathlon 2013 é autossuficiente em energia
Uma casa que gera mais energia do que consome ao longo de um ano. Com um detalhe: energia limpa, solar, proveniente dos painéis fotovoltaicos instalados no teto. Assim é a Lisi (tradução em inglês para Vida Sustentável Inspirada pela Inovação), grande vencedora da edição 2013 do Solar Decathlon, concurso promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. Além dos espaços amplos e grandes janelas, a casa conta com um sistema de telas e toldos automatizados.
Prédios sustentáveis movimentam mais de R$13 bilhões no Brasil
A demanda do consumidor por edifícios ambientalmente corretos, que contam com benefícios como eficiência energética e redução de água, por exemplo, além do corte de custos operacionais e da valorização imobiliária, cresce tanto no país que os prédios sustentáveis movimentaram R$ 13,6 bilhões no Brasil em 2012, segundo estudo da consultoria EY (antiga Ernst & Young) feito a pedido do Green Building Council.Entre 2009 e 2012, o número de certificações de prédios segundo padrões ecológicos cresceu.
Que tal se hospedar em um eco resort instalado sobre uma mina abandonada?
Próximo à cidade de Xangai, na China, um mega eco resort será construído em local onde havia uma mina. Orçado em 528 milhões de dólares (mais de um bilhão de reais), o projeto da rede InterContinental prevê a construção de um hotel de 19 andares e 380 quartos na cratera de quase 100 metros de profundidade localizada nas montanhas no distrito de Songjiang, que dará nome ao empreendimento. A construção projetada pelos arquitetos do Atkin Design Studio usará energia geotérmica.
Dubai anuncia o edifício mais sustentável do mundo
Dubai sai mais uma vez na frente e anuncia o edifício mais ambientalmente correto do mundo. A loja de produtos ecológicos localizada em Sheikh Zayed Road desbancou o Bullitt Center, um edifício comercial em Seattle, nos Estados Unidos, que ocupava o topo do ranking. O The Change Initiative recebeu a certificação Leed Platinum com uma pontuação digna do prédio mais sustentável do planeta. Dos 110 pontos máximos a serem atingidos, o empreendimento recebeu 107 após avaliação feita pelo USGBC.
Estacionamentos de SP terão de reservar 5% das vagas para bicicletas, determina lei
Qualquer estacionamento da cidade de São Paulo, seja ele de supermercado, garagem particular, condomínio ou shopping, terá de reservar ao menos 5% das vagas existentes para as bicicletas, segundo lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada na quinta-feira, 6 de dezembro, pelo prefeito Gilberto Kassab.
Revisão da Norma de Desempenho é encerrada pela comissão de estudos da ABNT
A comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) encarregada de examinar os votos recebidos na consulta nacional da NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho encerrou seus trabalhos nesta sexta-feira (9). As seis partes da normativa, que foram publicadas em 2008, começaram a ser revisadas em janeiro de 2011. Maiores Informações em: http://www.piniweb.com.br//construcao/legislacao/revisao-da-norma-de-desempenho-e-encerrada-pela-comissao-de-273324-1.asp
Mais de 200 prefeitos eleitos se comprometeram com Programa Cidades Sustentáveis
Mais de 200 prefeitos eleitos se comprometeram a promover o desenvolvimento sustentável nos seus municípios durante sua gestão, aderindo ao Programa Cidades Sustentáveis. O objetivo do Programa Cidades Sustentáveis é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para as cidades brasileiras se desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Vídeo educativo aborda problemas causados por poluição do ar
O vídeo faz parte da campanha Mato Grosso Sem Fumaça. "Por que devemos cuidar do que a gente respira?" Essa pergunta, que deve andar pela cabeça de milhares de crianças, serviu como base para o vídeo didático "A importância da atmosfera: Mato Grosso sem queimadas", realizado pela Forest Comunicação e o Ministério Público Estadual de Mato Grosso. O vídeo explica o que é a atmosfera e apresenta algumas de suas fragillidades. (...)
Alemanha vai ter o primeiro prédio "vivo"
Paredes com microalgas vão gerar calor, sombra e energia O primeiro "prédio vivo" do mundo começou a ser construído na Alemanha. Conhecido como BIQ, ele usa painéis móveis para gerar calor, sombra e energia.
Obra no porto de Santos faz dragagem de resíduos contaminados com uso de geobags
Entre os materiais recolhidos estão prata, enxofre e cádmio, que são compactados nos sacos geossintéticos .Com a utilização de uma draga, esses materiais contaminados são retirados do mar e transportados até uma planta química, onde recebem tratamento para serem alocados nas geobags. Com a utilização de uma draga, esses materiais contaminados são retirados do mar e transportados até uma planta química, onde recebem tratamento para serem alocados nas geobags.
Cresce em BH o número de prédios inteligentes
Atentos às metas da prefeitura para 2030, empreendimentos adotam medidas práticas para reduzir 20% de todas as emissões no meio ambiente. Novo selo ambiental da prefeitura acaba de ser lançado. A certificação de sustentabilidade ambiental para empreendimentos foi instituída pela PBH em 2011. O objetivo é desenvolver uma política de incentivo aos empreendedores que trabalharem com a redução de consumo de água, energia, resíduos sólidos e da emissão de gases do efeito estufa.
Soluções integradas são saída inteligente para cidades mais sustentáveis
Projeto sueco Simbiocity. Com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio da sinergia de problemas urbanos, o sistema busca soluções que sirvam a diferentes questões.Por exemplo, o projeto utiliza águas residuais na geração de biocombustível para o transporte público, resolvendo os problemas de tratamento de esgoto e otimização dos sistemas de transporte de uma só vez.
Brasil, um país do futuro eólico
O Brasil do presente, quando o assunto é a geração de energia, pode ser definido como o país das usinas hidrelétricas, que produzem a maior parte da eletricidade consumida e já se alastram Amazônia adentro, para desespero de organizações não internacionais ambientalistas e comunidades tradicionais. Já o Brasil, um país do futuro, reúne boas perspectivas para vir a ser o país eólico. Os dois leilões de energia marcados para outubro já contam com mais de 500 projetos inscritos.
Japão investe em energia solar como alternativa às fontes nucleares
Em julho, a empresa japonesa Kyocera começou a construção da maior central solar do Japão, situada na ilha de Kyushu, e que irá integrar a rede elétrica do país. Orçado em ?235 milhões (R$563 milhões), o projeto terá a capacidade de 70 MW, eletricidade suficiente para 22 mil casas, além de evitar as emissões de 25 mil toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2).
Las Vegas tem o maior prédio do mundo feito de garrafas de vidro
Pode não parecer, mas todo esse prédio (foto), localizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi feito a partir de 500 mil garrafas de vidro reciclado, o que poderia preencher um espaço equivalente a oito campos de futebol. O Morrow Royal Pavilion funciona atualmente como uma fábrica e pode ser o maior edifício do mundo feito desse material, segundo o portal Psfk. Todas as garrafas utilizadas na estrutura foram coletadas pelo Realm of Design, em hotéis nas proximidades de Las Vegas Strip.
Maior ponte solar do mundo será concluída até final do ano, em Londres
Um dos símbolos da era vitoriana inglesa está passando por reformas para tornar-se um dos monumentos do futuro. Construída em 1886, a ponte Blackfriars, que passa sobre o Rio Tâmisa, em Londres, ganhará o status de maior ponte solar do mundo, até o final de 2012.Além dos painéis solares, a estação também terá outras medidas de conservação de energia, tais quais um sistema de coleta de água da chuva e tubos que conduzem luz natural para iluminar o interior da estação.
ONU propõe arrecadar US$ 400 bilhões/ano para financiar desenvolvimento
Em Busca de Novos Financiamentos de Desenvolvimento, lançado na quinta-feira, 5 de julho, a ONU propôs uma série de mecanismos financeiros para arrecadar 400 bilhões de dólares anualmente para as necessidades de desenvolvimento, à medida que muitos países doadores estão reduzindo seus fundos de assistência devido à crise econômica global.
Exposição apresenta moradia sustentável projetada para favelas
Projetos desenvolvidos para modernizar favelas cariocas começaram a ser apresentados na segunda-feira, 26 de junho, na exposição Favelacity Exchange, na praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro. A iniciativa segue até o dia 8 de julho, com maquetes e imagens dos projetos.No caso da Cidade de Deus, o modelo de moradia sustentável proposto foi a construção de blocos de habitação cooperativa com seis proprietários.
Projeto de habitação social em Paraisópolis recebe selo de sustentabilidade
A Caixa Econômica Federal concedeu na última quarta-feira (15) o Selo Casa Azul para o Projeto de Urbanização de Paraisópolis, em São Paulo.Entre as alterações necessárias para conseguir o selo, foram instaladas lâmpadas econômicas e vasos sanitários com alternância no fluxo de água. Para a qualidade urbana, por exemplo, o projeto foi inserido em uma área com acesso fácil a escolas, transporte público, áreas de lazer, saúde e segurança.
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lança Visão Brasil 2050
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável lançou nesta sexta-feira, 22 de junho, o documento Visão Brasil 2050, uma nova agenda de negócios para o país. Os pilares do Visão Brasil 2050 são: Valores e Comportamento; Desenvolvimento Humano; Economia; Biodiversidade e Florestas; Agricultura e Pecuária; Energia e Eletricidade; Edificações e Ambiente Construído; Mobilidade, e Materiais e Resíduos.
Público lota sessão de Amazônia Eterna durante a Rio+20
Mais de 500 pessoas compareceram ontem à avant première do longa metragem Amazônia Eterna, produzido pela Giros, em parceria com a Agência Tudo. A sessão realizada no tradicional Cine Odeon, em plena Cinelândia, no coração do Rio de Janeiro, fez parte da programação oficial da Rio+20, que reúne desde o dia 13 de junho centenas de pessoas de todo o mundo para discutir os rumos da sustentabilidade do planeta.
Instituto Flamboyant cria casa conceito com custo final de R$ 35 mil
O Flamboyant Shopping Center, em Goiânia, abriu para visitação a Casa Conceito, projeto de habitação sustentável com custo de R$ 35 mil. Com 56 m² e cinco cômodos (sala, varanda, cozinha, quarto e banheiro).De acordo com a empresa, o projeto procurou apresentar soluções sustentáveis que agregam aspectos econômicos e ambientais. Assim, apresentou 60% de economia em seu valor final, se comparado a construções convencionais.
Concurso de projetos para habitações sociais no Peru divulga vencedor
Grupo vencedor projetou casa modular de três andares com dois quartos, cozinha, salas de visita e jantar, além de espaço para horta e um pavimento flexível.Em relação à sustentabilidade da habitação, o grupo sugere que cada módulo tenha quatro m² de painel solar instalado no telhado, o que, segundo os arquitetos, é o suficiente para iluminar os oito ambientes da casa durante a noite.
Edifício de jardim botânico em Nova York se incorpora à topografia do terreno
O Jardim Botânico do Brooklyn, em Nova York, Estados Unidos, inaugurou na última quarta (16), seu novo Centro de Visitação.O Centro de Visitação ocupa cerca de 6 mil m² do terreno e possui diversas características sustentáveis, como um jardim de 3 mil m² em seu telhado, que deve receber a certificação LEED GOLD.O jardim tem o formato de uma folha e abriga mais de 40 mil plantas, entre gramíneas e flores silvestres.
Capital da Coreia do Sul busca criação de espaços sustentáveis
O governo da capital da Coreia do Sul, Seul, está interessado em criar novos conceitos de arquitetura para transformar o ambiente atual. Para isso, o órgão criou o projeto "Project R6", com a ideia de desenvolver um espaço sustentável. A torre terá o formato de um armário de arquivamento com as gavetas abertas. Ao puxar as camadas da torre em direções opostas, as pequenas unidades manterão seus tamanhos,além de maximizarem a luz do dia em ambos os lados e proporcionar uma excelente ventilação.
Energia solar: projeto para Arena Amazônica
O diretor de geração, transmissão e operação para a capital da Eletrobras Amazonas Energia, Tarcísio Estefano Rosa, reuniu-se, na última semana, com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Aírton Claudino, para analisar a possibilidade de implantar uma usina fotovoltaica no entorno do complexo do estádio Arena Amazônia. O projeto, com 6 MW de capacidade instalada, será instalado até 2014.
Novo México irá construir cidade para testar tecnologias sustentáveis
A empresa norte-americana Pegasus Global Holdings especializada em desenvolvimento internacional de tecnologia, anunciou planos para construir uma cidade ao longo de 20 km no deserto de Lea County, região do Novo México, que servirá para testar infraestrutura e tecnologias sustentáveis.Com capacidade para 35 mil pessoas, a cidade chamada de Cite, não será habitada, mas cada casa será projetada como se fosse,incluindo sistemas cotidianos, como aparelhos eletrônicos e sanitários.
Agenda Total é criada para facilitar integração durante a Rio+20
O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e o Comitê Nacional Organizador (CNO) da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) criaram o portal Agenda Total. A ferramenta reúne informações das atividades que serão realizadas de 13 a 22 de junho, período da cúpula no Rio de Janeiro. Todo conteúdo estará disponível na internet a partir de 8 de junho.
Museu do Amanhã trará "possibilidades para o futuro" e sustentabilidade
Toda a estrutura do prédio será erguida com base em princípios de sustentabilidade. Para reduzir os impactos ambientais do prédio serão utilizadas soluções como o uso da água do mar para climatizar o interior do museu e a reutilização da mesma no espelho dágua. Deverá contar também com aproveitamento de materiais reciclados, placas fotovoltaicas para captação de energia solar, áreas verdes e ciclovias. Com essas medidas, o Museu do Amanhã pretende buscar a certificação LEED.
Petrobras quer economizar R$ 12 milhões com prédios sustentáveis em 2012
A Petrobras pretende economizar R$ 12 milhões em 2012 somente com a ampliação do Projeto de Gestão de Energia em prédios administrativos da companhia. Segundo a estatal, o valor é 20% superior ao de 2011. O programa, presente em diversos estados, tem como foco o uso de energia renovável, eficiência energética e automação predial.
Nova base da Nasa é modelo de sustentabilidade
Fonte: Portal EcoD 25/04/2012. O prédio que servirá como centro de testes em inovações e tecnologias limpas da agência espacial americana, Nasa, foi concluído neste mês de abril e recebeu a certificação LEED Platinum. Após dois anos de obra, a Base de Sustentabilidade da Nasa, localizada na Califórnia, é atualmente o prédio público mais verde dos Estados Unidos, segundo a Exame. O local usará 90% menos água potável. Ele também criará 22% mais energia do que consumirá.
Casa na Costa Rica une contato com a natureza a sustentabilidade
Fonte: Portal EcoD 02.05.2012. Localizado na Península de Osa, Costa Rica, a "Casa Mecano" é um exemplo de arquitetura tropical moderna que une sustentabilidade a uma dose completa de sol em um ambiente verde. A casa que foi projetada pelo arquiteto Juan Robles, usou um sistema modular de aço estrutural que reduziu a quantidade de materiais e resíduos criados durante a construção. A estrutura aproveita o sol para um sistema de água quente e possui tanques que armazenam a água da chuva.
Índia cria habitações sustentáveis resistentes a desastres naturais
Arquitetos indianos criaram um conceito de habitação feito de bambu e resistente a desastres naturais. O prédio possui três andares e foi construído sobre palafitas com um núcleo resistente a terremoto, ventanias e tempestades. O projeto inclui a coleta de água da chuva, reciclagem de água, plantações e espaço comercial para que o prédio se torne uma comunidade sustentável. A ideia deles foi criar uma comunidade ecológica com unidades de habitação, 2 centros comunitários,instalações médicas,etc.
Edifício na Holanda ganha reforma eco-friendly
O Stadskantoor Rotterdam é um edifício municipal da cidade de Rotterdam, na Holanda, que está passando por reformas eco-friendly, logo perceptível ao olhar para a sua fachada arborizada. O prédio ganhou o concurso "Jardim vertical de 2012 Architecten", também conhecido como "Eu prefiro fazer uma floresta a uma rua" que desenvolve projetos, construções e estratégias que facilitam a transição para uma sociedade sustentável. na fachada centenas de potes de plásticos reciclados, previamente usados.
Kuwait planeja ter um aeroporto sustentável
Fonte: Portal EcoD 26/02/2012. Um marco ambiental para os aeroportos internacionais, a estrutura de concreto irá fornecer massa térmica e o telhado terá painéis solares para coletar energia. O aeroporto deve ter um telhado único com aberturas envidraçadas capazes de filtrar a luz do dia, enquanto desviam a radiação solar direta. O local de desembarque terá a área de bagagens cercada por cascatas de água para resfriamento.
Habitação Sustentável em Aço
08/02/2012 - Portal Met@lica - O escritório brasileiro Andrade Morettin Arquitetos Associados recebe o prêmio pelo seu projeto de habitação em aço e um contrato com a organização Living Steel. Acreditamos que a arquitetura deve ser concebida para o lugar, adequada a seu contexto específico. Pareceu-nos que se trata de projetar, não apenas para um lote específico em Recife, mas também apontar caminhos para o importante problema habitacional de uma realidade específica do planeta.
Solar Powered Office Complex
Fonte: Exame - 22/01/2012. Em formato de leque, esta estrutura que se assemelha a um relógio é o maior edifício comercial alimentado por energia solar no mundo. Localizado em Dezhou, na província de Shandong, noroeste da China, o prédio de 75 mil metros quadrados de área abriga um hotel, centros de exposição, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento científicos e espaçosas salas para reunião e treinamento. A cobertura com 5 mil m2 de painéis solares supre 95% da demanda de energia.
Prefeitura do Rio de Janeiro inicia obras do Museu do Amanhã
19/01/2012 | Notícia | Revista Téchne - Dezembro 2011. O consórcio Porto Novo, formado pela Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia, iniciou em novembro as obras do Museu do Amanhã, projeto do arquiteto Santiago Calatrava. Inspirado em elementos da Floresta Atlântica, o projeto prevê a construção de um edifício com coletores solares móveis na fachada. O edifício terá dois níveis conectados por rampas. A obra, que integra o Projeto Porto Maravilha, deve ser finalizada no 1o. semestre de 2014.
Designer cria casa modular que pode ter até 64 combinações diferentes
Portal EcoD. 18/01/2012. Um projeto desenvolvido pelo designer italiano Gabriele Aramu permite transformar uma casa modulada em até 64 estruturas diferentes. O "Slidings Hubs" foi criado para ser usado como residência temporária e pode ter um só ambiente ou vários cômodos. O sistema pré-fabricado foi construído a partir de caixas modulares que podem ser transportadas e instaladas em praticamente qualquer ambiente. Segundo designer, o segredo está na estrutura. Feita de aço reforçado.
Empresa chinesa constrói prédio sustentável de 30 andares em 15 dias
Portal EcoD. 10/01/2012. Uma construtora chinesa ergueu um prédio de 30 andares e 17.000m² em apenas 15 dias graças a tecnologias inovadoras e sustentáveis. A China Broad Group, que já havia construído um prédio de 15 andares em uma semana, bateu seu próprio recorde e promete propagar a técnica, que evita o desperdício de materiais e energia. O prédio, que ficou pronto em dezembro de 2011 foi construído a partir de seções pré-fabricadas e montadas em uma estrutura de aço. Em Hunan, na China.
Arquiteta usa janelas velhas como paredes em casa no lago
Exame - 04/01/2012. Sustentabilidade é a característica principal do projeto, que recuperou 36 janelas. A arquiteta sueca Karin Matz investiu na ideia de reaproveitar materiais que seriam descartados para construir uma pequena cabana na orla de um lago. O local, uma espécie de abrigo, foi feito a partir de blocos de concreto e 36 janelas recuperadas. Apelidada de "Blocked Mini" a construção foi edificada em uma área livre atrás de uma casa no lago e serve como casa de hóspedes.
Vietnã ganha centro cultural feito com bambu
Fonte: Portal EcoD - 30/12/2011. A província de Vinh Phuc, no Vietnã, criou um centro cultural em forma de asa feito somente de bambu. O objetivo do trabalho é explorar as oportunidades na área de projetos feitos apenas com o material. A estrutura rendeu em 2011, o Prêmio Internacional de Arquitetura organizado pelo Chicago Athenauem: Museum of Architecture and Design, nos Estados Unidos. A estrutura em formato de asas, segundo os idealizadores do projeto, faz com que o ar circule no edifício.
TED Prize 2012 vai para... projeto Cidade 2.0
Portal EcoD 28/12/2011 . Em 2012, quem ganhará o TED Prize não será uma pessoa, mas uma ideia. O anúncio confirma o protagonismo que as cidades vêm ganhando na discussão ambiental, principalmente em discussões sobre mobilização local para mudanças globais. A Cidade 2.0 terá como objetivo criar cidades mais sustentáveis. Mas como construir uma cidade sustentável, vibrante e eficiente? Sob essa perspectiva, os organizadores do TED Prize estão coletando sugestões da comunidade TED de todo o mundo.
Lilypad: um refúgio à prova de inundações
Eventos climáticos extremos têm deixado milhares de desabrigados em todo o mundo. Na Tailândia, que enfrenta sua pior inundação em meio século, pelo menos 9 milhões já foram afetados. O complexo é formado por arcas, cada uma com capacidade de abrigar até 50 mil pessoas. Com design inspirado em uma flor, a plataforma flutuante tem de tudo:um lago que recolhe a água da chuva e serve de reservatório natural para a água potável, um ecossistema próprio formado por montanhas, rios e jardins suspensos.
Cidade austríaca se transforma em ícone da revolução verde
Gussing, um povoado de 4 mil habitantes, é o único município na União Europeia (UE) que reduziu desde 1995 suas emissões de gases de efeito estufa em mais de 95%, mudança que ajudou a atrair investimentos, empregos fixos, trabalhadores de alta qualificação e cerca de 30 mil ecoturistas por ano. A cidade passou em menos de 20 anos de lugar esquecido, cujos habitantes tinham de escolher entre a emigração e o desemprego, para um ícone bem-sucedido da revolução verde na Europa.
Sustentabilidade inspirou layout da fábrica
13/04/2011 | Notícia | Revista Metalurgia & Materiais - Março/Abril 2011. Com um projeto arquitetônico já prevendo a expansão futura da fábrica, fácil movimentação das máquinas, redução do uso da água e da energia, o prédio da nova planta da Sew Eurodrive consumiu cerca de 11,5 mil metros cúbicos de concreto armado e mais de 1,8 mil toneladas de aço. O layout também encurta a distância percorrida pelas peças durante o processo produtivo. Inovador, viabilizou a iluminação e ventilação naturais.
Projeto brasileiro está entre vencedores do concurso Ashoka de "Moradia ideal"
14/04/2011 - Redação EcoD. O projeto brasileiro de arquitetura sustentável da organização Verdever foi um dos finalistas do concurso global e colaborativo Moradia Ideal: colaboração para cidades mais inclusivas e sustentáveis, organizado pelo Changemakers da Ashoka, com apoio da Fundação Rockefeller.O Lixo Zero, Arquitetura Sustentável, Energia Renovável é um sistema de construção que utiliza resíduo orgânico para a produção de materiais de construção e óleo à base de mamona, como cimento.
Ecoeficiência: um passo rumo à sustentabilidade
Fonte: Revista Linha Ecológica - 1ª edição. Artigo gentilmente cedido em caráter de pré-lançamento. Maior portal de produtos e serviços ecoeficientes para casa e construção civil do Brasil, o Construção Eficiente conta com cerca de 150 fornecedores e profissionais cadastrados, os quais oferecem mais de 400 soluções ecoeficientes, desde projetos de casas até artigos para decoração, passando por serviços de arquitetura, certificações e toda uma gama de bens e serviços para construção.
Casa sustentável tem design parecido com caixa de madeira
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 16/03/2011 por Redação EcoD. Um arquiteto americano do escritório Revelations Architects projetou uma casa prática e sustentável com um formato de caixa. A invenção do arquiteto Bill Yudchitz preza tanto pela beleza quanto pela praticidade da moradia. Denominada de E.D.G.E ( Experimental Dwelling for a Greener Environment), a casa é feita de aço, vidro e madeira compensada, que reveste todo o ambiente externo. Design criativo e multifuncionalidade.
Agência ergue paredes com pilhas de revistas
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 11/03/2011 por Redação EcoD. Uma agência de design sueca utilizou pilhas de revistas velhas para transformar radicalmente a parede do escritório. O projeto do arquiteto Elding Oscarson para a agência Oktavilla precisou apenas de (muitas) revistas, tiras de plástico e um andaime. Os exemplares foram organizados em espécies de blocos e presos com as tiras, formando uma espécie de "tijolo". Os blocos foram empilhados em frente a uma parede já existente.
TED: Michael Pawlyn. Usando a genialidade da natureza na arquitetura
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 02/03/2011 às 11h20 por Redação EcoD. É observando a natureza que Michael Pawlyn desenvolve projetos de arquitetura sustentáveis. O mais novo e, talvez, mais impressionante é o Sahara Forest Project. A proposta é criar um sistema que gere energia renovável, água fresca e comida em pleno deserto. A ideia, que surgiu em 2008, está próxima de se tornar realidade e segue em fases avançadas de testes. Todo o projeto é baseado em observações dos processos naturais
Comissão Europeia declara Hamburgo como "capital verde" de 2011
Postado em Cidades Sustentáveis em 02/03/2011 às 12h17 por Redação EcoD. Uma cidade em que os pontos de ônibus e as estações de trem não ficam além de 300 metros de distância da casa de qualquer habitante. Assim é a alemã Hamburgo, declarada oficialmente como "Capital Verde de 2011" pela Comissão Europeia, órgão vinculado a União Europeia (UE). O conceito de transporte ambientalmente correto de Hamburgo conta ainda com dois ônibus dotados de tração híbrida a diesel, que já estão em circulação.
Madri constrói um centro recreativo público sustentável para as crianças
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 16/02/2011 às 15h40 por Redação EcoD. Prédios e construções públicas feitos sob as leis do design sustentável fazem com que cidadãos vivenciem de perto as possibilidades de uma arquitetura com poucos riscos ambientais, ainda mais se forem crianças. Pensando nisso, a prefeitura de Madri construiu uma centro recreativo sustentável com direito a espaço para eventos e conferências ligadas ao meio ambiente. Projeto Plaza Ecópolis.
Projeto transforma ponte em gerador de energia limpa
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 04/02/2011 às 16h00 por Redação EcoD. Os designers italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino criaram um projeto que pretende transformar uma ponte comum em um gerador capaz de produzir mais de 40 milhões de kW/h de eletricidade por ano utilizando apenas a energia do vento e do sol. Batizado de Solar Wind, o projeto quer aproveitar o espaço inutilizado de um viaduto existente no sul da Itália para instalar 26 turbinas eólicas.
Projeto de jovem arquiteto quer transformar prédios em ruínas em fazendas verticais
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 08/02/2011 às 11h50 por Redação EcoDDois prédios em ruínas no centro de São Paulo transformados em fazendas verticais, capazes de produzir alimentos orgânicos para a população das cidades, gerar novos empregos, reduzir os custos com alimentação e os desperdícios do processo de produção e transporte, além de garantir colheita o ano todo e reaproveitar um espaço inutilizado. Essa é a proposta do jovem arquiteto Rafael Grinberg.
Projeto One Tonne Life desafia família a viver com 85% a menos de carbono
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 19/01/2011 às 18h16 - por Redação EcoD. O que fazer para reduzir ao máximo a emissão de carbono que produzimos por ano? Essa é a resposta que a montadora de carros Volvo, a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall desejam responder com o projeto One Tonne Life (Uma Tonelada de Vida, tradução literal). Lançado oficialmente em 19 de janeiro, as parceiras convidaram a família Lindell a emitir, no máx. 80 kg de CO2 por semana.
Nova York poderá abrigar fazenda vertical totalmente sustentável
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 23/03/2010 às 09h30 - por Redação EcoD - Os arquitetos da Vincent Callebaut se inspiraram na asa de uma libélula para projetar o Dragonfly. O prédio terá 600 metros de altura e ocupará seus 132 andares com uma fazenda vertical capaz de abrigar 28 diferentes plantações e produzir frutas, verduras, lacticínio e outros produtos alimentícios. Entre os pomares existirão salas de escritórios, apartamentos residenciais, laboratórios e áreas comuns.
Empire State Building utilizará 100% de energia renovável
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 11/01/2011 às 15h00 - por Redação EcoD. O famoso Empire State Building anunciou outra medida para reduzir seus impactos ambientais. Depois de lançar um grande projeto para adequá-lo aos princípios da eficiência energética em 2009, o arranha-céu informou na quinta-feira, 6 de janeiro, que todo seu consumo de eletricidade virá de fontes eólicas, poupando a atmosfera da emissão de 45 mil toneladas de dióxido de carbono todos os anos.
Prédio de luxo de Manhattan tem floresta de pinheiros no telhado
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 12/01/2011 às 15h10 -por Redação EcoD. O crescimento dos centros urbanos trouxe muitos problemas à população, entre eles, as ilhas de calor. No intuito de diminuir esse efeito, o 101 Warren Street, da SOM, criou um jardim com 101 pinheiros no teto da construção.O prédio de luxo é composto por dois andares comerciais e 35 residenciais.Os pinheiros se encontram acima dos andares comerciais,onde também fica o deck do prédio, com cadeiras para apreciar a vista.
Estádio Beira-Rio adota iniciativas sustentáveis nas obras para conseguir o selo LEED
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 07/01/2011 às 17h50 - por Redação EcoD. O Internacional está trabalhando nas obras do Estádio Beira-Rio para conseguir o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design); o certificado que atesta se a construção é sustentável. Ações: Reaproveitamento de material, a utilização da água da chuva (na irrigação do gramado, na lavagem do estádio e nas caixas de água dos banheiros), iluminação de parte dos campos por energia elétrica solar.
Museu em Cingapura aproveita água da chuva e luz natural
Postado em 06/01/2011 ás 14h30. Concebida como um gesto simbólico de boas-vindas aos convidados de todo o mundo, a inspiração-lótus do ArtScience Museu da Marina Bay Sands foi definida para se tornar o lar espiritual do florescente movimento ArtScience, bem como um destino privilegiado para grandes exposições internacionais da maioria das coleções de renome mundial. O formato do telhado semelhantes a pratos, são canais de águas pluviais que escorrem para um átrio central do edifício p/reuso.
Escritório russo projeta hotel flutuante
Estrutura em forma de casco permite que edifício seja construído na água ou no solo. Por:Mauricio Lima 03/01/11. O escritório russo Remistudio desenvolveu o projeto conceitual de um hotel c/estrutura em forma de arco, capaz de flutuar. O edifico de 30 m de altura denominado Ark Hotel foi desenvolvido dentro do programa"Architecture for Disaster Relief", realizado pela União Internacional dos Arquitetos(UIA), com base na preocupação com as mudanças climáticas e com a elevação do nível do mar.
Vão horizontal recorta edifício projetado por Zaha Hadid em Dubai
Zaha Hadid acaba de revelar novas imagens de um de seus projetos, o The Opus, edíficio de uso misto que combina centro comercial e escritórios, e que deverá ser construído no distrito de Business Bay, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Composto de três torres separadas, o edifício terá o aspecto de um volume único, marcado por um recorte central, que cria um vazio em toda a extensão da estrutura. Veja mais no site do empreendimento: www.opus-dubai.com.
USP construirá prédio capaz de produzir 100% da energia que consumir
Postado em Universidades em 18/12/2008 às 19h00 - por Redação EcoD. O prédio do Centro de Estudos do Clima e Ambientes Sustentáveis (CECAS), que deverá ser concluído em três anos. A meta é fazer com que o edifício produza 100% da energia que consumirá. Orçado inicialmente em R$ 20 milhões, o prédio já contou com um investimento de R$ 5 milhões, segundo a reitora Suely Vilela. "O reconhecimento da universidade à iniciativa se traduz não só no apoio, mas também na concessão de recursos.
Casa em Berlim poderá produzir a sua própria fonte de energia e recarregar carros elétricos
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 15/12/2010 às 14h55 - por Redação EcoD. O Instituto de Estruturas Leves e Design Conceitual (ILEK), da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, criou uma residência que poderá produzir energia o suficiente para alimentar a própria casa e recarregar veículos elétricos. O projeto foi liderado pelo professor Werner Sobeke. A ideia foi ganhadora do concurso Casa com Mais Energia e Mobilidade Elétrica promovido pelo Ministério Alemão de Desenvolvimento Urbano.
Universidade em Abu Dhabi é totalmente abastecida por energia solar
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 08/12/2010 às 19h52 - por Redação EcoD. Abu Dhabi (Emirados Árabes) é conhecida como a cidade das inovações mais grandiosas do mundo e o campus do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia não é uma exceção. O prédio feito pela Foster + Partners é totalmente alimentado por energia solar e produz 60% a mais do que consome.O Instituto Masdar foi construído na cidade Masdar, um quarteirão urbano de Abu Dhabi.
1° Motel Ecológico é inaugurado no Brasil
Postado em 08/06/2010 ás 16h10. O dia dos namorados, 12 de junho, será marcado pela inauguração do primeiro motel ecológico do Brasil. O grupo "Uau eu sou VIP" é o idealizador do empreendimento, Vitara Motel, construído em Taboão da Serra, grande São Paulo. Com um investimento de R$ 3 milhões e um ano de planejamento, o motel exala sustentabilidade. O lixo é reciclado, a maior parte dos pisos tem certificação ecológica, a madeira do mobiliário também é certificada e de reflorestamento.
Concurso internacional premia projeto de casa popular feita de taipa de pilão
Postado em Arquitetura e EcoDesign em 01/11/2010 às 16h30 por Redação EcoD. Um grupo formado por cinco arquitetos portugueses desenvolveu o projeto vencedor da Trienal de Arquitectura de Lisboa, anunciado este mês e cujo tema foi "Casa em Luanda: pátio e pavilhão". Eles criaram uma habitação feita com taipa de pilão composta por seis pátios ligados por um corredor central e que se relacionam com as diferentes funções da casa, como cozinha, sala, banheiro e quartos.
Arquitetos projetam edifício sustentável com formato de jacaré
O norte de Amsterdã, na Holanda, será sede de uma construção no mínimo peculiar. Em formato de jacaré, o projeto desenvolvido pelo grupo Maxwan, alia inovação arquitetônica e compromisso ambiental. Trata-se de um complexo composto por diversos espaços de convivência. O grupo Maxwan responsável pelo prédio, intitulado Albino Alligator, pensou em um formato que pudesse diminuir o consumo de energia. Para alcançar o objetivo, eles optaram por uma grande quantidade de vidros.
Russa constrói casa dos sonhos utilizando 5 mil garrafas de vidro
Postado em 13/10/2010 ás 12h08. Já vimos alguns exemplos de arquitetura com garrafas como o templo Tailandês e o projeto "Casas de Botellas". Com o objetivo de construir uma casa barata e ecologicamente correta, Olga Queen, decidiu construir sua casa utilizando garrafas de vidro. Ela passou seis meses coletando as garrafas por sua cidade natal, Novoshakhtinsk, na Rússia. Olga conseguiu coletar 5 mi garrafas. Ela utilizou também outros materiais como madeira, para a estrutura da casa, e concreto.
PROJETO DESENVOLVIDO PELA ATHIÉ WOHNRATH PARA NOVA SEDE DA UNILEVER TI CONQUISTA CERTIFICADO LEED-CI DE SUSTENTABILIDADE
A Athié Wohnrath, maior escritório de arquitetura corporativa do Brasil, é responsável pelo projeto da nova sede da Unilever TI, que acaba de conquistar a certificação LEED-CI, na categoria Gold, terceiro nível de quatro, concedido pela U.S Green Building Council (USGBC). Para a obtenção do selo no nível Gold, alguns pré-requisitos são estabelecidos pela USGBC, entre eles a criação de um ambiente interno com baixo custo operacional e de manutenção.
Paris terá edifício aquecido pelo calor produzido por passageiros e máquinas do metrô
Postado em 09/09/2010 ás 09h29 - Portal Exame. A capital francesa, Paris, apostou em uma alternativa limpa e barata de fornecer energia para um edifício de baixa renda. A construção, que fica nas proximidades de uma estação do metrô, terá suas águas aquecidas com a energia produzida pelos passageiros, vagões e outras máquinas da estação. A maneira sustentável de se obter energia é semelhante à produção geotérmica, que consiste em aproveitar o calor proveniente da Terra.
Edifício em Osaka cria oásis em meio à cidade
Postado em 01/10/2010 ás 12h08. O complexo de escritórios possui oito andares de terraços verdes, que somam dez mil metros quadrados. Imagem: Jerde Partnership. Com a intenção de aproximar a sociedade à natureza num ambiente inóspito e urbanizado, foi criado um parque em Osaka, no Japão, que une o conceito sustentável com lojas, restaurantes, anfiteatro bem como um espaço para pequenas hortas pessoais. O Namba Parks, gigante centro comercial em Osaka, Japão, muda totalmente a ideia de Shopping.
Projeto de casa sustentável em Gana alia ecologia a baixo custo
Postado em 16/08/2010 ás 16h26. O "Emerging Ghana" é um projeto, criado pela empresa de arquitetura Blaanc, com o objetivo de criar uma casa ecológica com preço acessível à classe média emergente de países subdesenvolvidos. O projeto, que contou com a colaboração do arquiteto João Caeiro, foi o vencedor do prêmio internacional de design "Open Source House". O"Emergin Ghana" é uma construção de baixo custo, capaz de acomodar uma família. Design ecológico e aproveitamento de elementos naturais.
Casa de montar - Um sistema construtivo inspirado em brinquedos do tipo Lego promete rapidez e facilidade na obra
Rodolfo S. Filho - Revista Arquitetura & Construção - 05/2010. Imagine substituir estruturas metálicas, prumos, argamassa e até mesmo os tijolos tradicionais em favor de blocos sustentados apenas por encaixe. Essa é a proposta do HIB System, sistema construtivo criado pela empresa alemã de mesmo nome com módulos de pínus recheados de aparas de madeira, argila, cascalho e outros materiais sustententáveis. "Após as fundações os próprios moradores podem levantar as paredes em uma semana."
Hotel luxuoso se camufla em meio à paisagem de Montenegro
Postado em 11/08/2010 ás 10h32. O escritório de arquitetura MVRVD, projetou um luxuoso e sustentável hotel de férias em Montenegro, na Holanda. A construção combina perfeitamente com a paisagem verde e litorânea da região. O conceito foi criar um hotel "invisível". Como resultado, o projeto foi feito seguindo inteiramente o relevo do terreno. Para camuflá-lo, o resort foi coberto por um jardim com vegetações originais do local.
Arquiteto chinês cria apartamento com 24 cômodos em apenas 30m²
Postado em 05/08/2010 ás 16h5. O arquiteto chinês Gary Chang conseguiu aproveitar de forma genial os 30m² que compõe o seu apartamento. Em Hong Kong, onde Chang mora, é essencial aproveitar cada mínimo espaço. O arquiteto levou a medida a sério e desenvolveu 24 cômodos em um pequeno apartamento. A sustentabilidade também foi bastante considerada na aplicação do projeto arquitetônico de Chang. As persianas do apartamento permitem a entrada da luminosidade natural.
Como será a "Estrela da Morte" ecológica?
Em construção na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, será um prédio com arquitetura ecologicamente correta. Marina Motomura - Mundo Estranho - 03/2010. O nome "Estrela da Morte" vem do formato arredondado do edifício, que lembra a nave Death Star dos filmes da saga Star Wars. Do material usado nas obras à emissão neutra de carbono, todo o prédio é pensado para ser sustentável. O edifício faz parte de uma região de Dubai dedicada a projetos de sustentabilidade, o Technopark.
A "biblioesfera" ecológica
July 20th, 2009 - Arquitetos alemães dão "toque verde" ao ambiente de leitura de uma universidade. Com o objetivo de dar uma inspiração mais ecológica às velhas bibliotecas, o escritório de arquitetura alemão Greeen! Architects criou a biblioesfera, uma construção sustentável que une cidade e universidade. O imenso globo, projetado em uma área de 28 mil metros quadrados, apresenta uma série de iniciativas para minimizar os impactos ambientais, ventilação natural, luz solar e recursos naturais
Avião solar "eterno" encerra seus testes.
26.07.2010 - por Flavio Croffi O avião considerado como "eterno", chamado de Zephyr, finalmente pousou depois de ser aprovado em um teste em que ficou uma semana voando sem interrupções. Ele foi fabricado pela empresa britânica Qinetiq e utiliza energia solar para funcionar, permitindo com que fique até mais do que uma semana no ar.
Liderança para a Sustentabilidade Estratégica
Trechos do excelente livro de Carly Fiorina...
"Uma das tarefas do líder é avaliar a capacidade da organização. Se ele subestima a organização, seu desempenho é abaixo do possível. Se superestima sua capacidade, a organização desaponta. O trabalho do líder é avaliar com precisão e, assim, aumentar a capacidade da organização, criando habilidades, montando equipes e gerando confiança."
Clique no link abaixo e leia mais.
Campanha One Degree Less - GBCB
A Campanha One Degree Less do Green Building Council Brasil, visa o aumento da qualidade de vida nas cidades, por meio de uma simples ação: pintar seu telhado de branco. De acordo com os Cientistas Americanos de Laurence Berkley National Laboratory, a cada 100m2 de telhados, lajes e coberturas pintados de branco ou outras cores claras a reflexão solar aumenta em 80% gerando uma compensação 5t de CO2. Clique no link abaixo e leia mais.
Fórum Internacional de Sustentabilidade - Manaus 26 e 27 de Março de 2010
FÓRUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE - 10 Principais temáticas, na visão da EcoConstruct Brazil, que envolveram os principais líderes empresariais no Fórum Internacional de Sustentabilidade ocorrido nos dias 26 e 27 de março em Manaus-AM:
1. Criação de Incentivos do governo para as empresas que preservam.
2. Destinação de Resíduos - Logística Reversa.
3. Desoneração para viabilizar a reciclagem. Reforma Tributária Verde.
4. Estabelecimento de um preço para a emissão de carbono.
5. Atuação em rede, ninguém, nenhuma empresa encontrará a solução sozinha.
6. Investimento em educação: Para preservar é preciso conhecer.
7. A floresta tem que valer mais em pé do que deitada. Eficiência econômica da floresta em pé.
8. Tripé da sustentabilidade: educação, comunicação e diálogo.
9. A sustentabilidade deve gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais.
10. É preciso olhar a natureza como um negócio e geri-la como gerimos um negócio.
Fórum Internacional de Sustentabilidade
WE NEED A GLOBAL WARMING OF HEARTS
O filme Avatar é uma denúncia contra a destruição da natureza. I see, I respect you - Speak from the heart. Nós temos de 5 a 10 anos para mudar as coisas. Os Navi´s acreditam que estão conectados com toda a natureza e que um dia terão que devolvê-la. Tudo move em ciclos, tudo está conectado.
Clique no link abaixo e leia mais.
Criatividade para o Desenvolvimento Sustentável
É preciso criatividade para trabalhar no desenvolvimento sustentável estruturada nos 3 Ps: People, Planet and Profit. Entendemos que sustentabilidade não é mais uma vantagem competitiva, mas sim uma questão de sobrevivência. Portanto, deve se fortalecer não mais como uma onda fashion, mas sim como um movimento estruturado e bem articulado. Não como notícia, mas como uma forma de transformação. Precisaremos de plataformas de sustentabilidade e modelos de gestão com soluções práticas e projetos.
Seminário Internacional de Sustentabilidade e EcoConstrução
Participe do Seminário Internacional de Sustentabilidade e EcoConstrução dias 21 e 22 de setembro de 2010, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Green Building Council Brasil confirma a presença do palestrante Eng. Marcos Casado com o Tema: "Tendências da Construção Sustentável e LEED no Brasil e no mundo". Dia 21 de setembro de 2010 às 10:00 horas. AGENDE-SE! EcoConstruct Brazil empresa realizadora do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E ECOCONSTRUÇÃO