RSC
Olá Visitante, seja bem vindo!(a )
V Seminário Alemanha

V Seminário Internacional de Construção Sustentável

Seção Alemanha - Frankfurt & Freiburg

 

A ECOCONSTRUCT BRAZIL e a Universidade FUMEC realizam de 19 de Setembro a 27 de Setembro de 2014, o V Seminário Internacional de Construção Sustentável com uma seção especial na Alemanha.
 

As visitas técnicas serão realizadas nas cidades de Frankfurt, com destaque para o Projeto do Escritório Norman Foster, a sede do Commerzbanke também, na Green City Freiburg.


Em Freiburg serão ofertadas visitas técnicas aos principais cartões postais de sustentabilidade construtiva da cidade, em especial às obras do escritório de arquitetura Rolf Disch SolarArchitektur: Heliotrope + Solar Settlement. E ainda, ao segundo maior laboratório de pesquisa de energia solar do mundo, o Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems. Outro destaque importante da programação é a visita ao Solar Info Center, um cluster de soluções sustentáveis e cujo edifício recebeu recentemente a certificação internacional LEED. O programa compreende ainda palestra da empresa Industrial Solar GmbH e visita técnica ao Hotel Victoria, eleito em 2010 o mais sustentável do mundo.

COMMERZBANK HEADQUARTERS,Frankfurt

"Quanto maior o edifício, mais aproveita a economia de escala. Se conseguirmos combinar nele diferentes funções, poderemos equilibrar as necessidades energéticas, o que representa um benefício para o meio ambiente." São palavras de Norman Foster, autor daquela que é considerada a primeira ecotorre da história, a sede do Commerzbank em Frankfurt (1995).

O empreendimento conta com jardins suspensos além de um sistema de ventilação e iluminação natural, entre outros atributos que fizeram escola.
SOLAR INFO CENTER, Freiburg

Além de ter a concepção, construção e operação pautadas na sustentabilidade, o edifício concentra diversas empresas para o desenvolvimento conjunto de tecnologias para a geração de energias renováveis.

O Solar Info Center (SIC) concentra 45 empresas que trabalham de forma independente para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para edificações, com possibilidade de promover parcerias para o desenvolvimento de projetos conjuntos. É o que se chama de planejamento integral, o mesmo que pautou o desenvolvimento do próprio SIC e que, por isso, o torna um case de sustentabilidade.
HOTEL VICTORIAFreiburg
 
No Hotel Victoria, aproximadamente 50%  da energia requerida é suprida pela própria geração eólica e solar.

Desde 2002, o hotel possui um sistema de aquecimento com madeira de reflorestamento e a produção de água quente é suplementada pelo sistema de aquecimento solar.
Nos dias de sol, a geração atende à demanda de água quente para os chuveiros. A necessidade de aquecimento de água é 100% produzida pelo hotel.

No ano de 2010, o Hotel Victoria foi eleito o hotel mais sustentável do mundo.
FRAUNHOFER INSTITUTE FOR SOLAR ENERGY SYSTEMSFreiburg

O Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar ISE realiza pesquisas sobre a tecnologia necessária para fornecer energia de forma eficiente e de uma forma ambientalmente saudável tanto nos países industrializados, quanto nos países em desenvolvimento.
Para esta finalidade, o Instituto desenvolve sistemas, componentes, materiais e processos nas áreas de uso de energia térmica solar, células solares, fontes de alimentação elétrica, conversão de energia química, armazenamento de energia e uso racional de energia.


O trabalho do Instituto varia de investigação científica fundamental relacionadas com aplicações de energia solar, através do desenvolvimento de tecnologia de produção e protótipos, para a construção de sistemas de demonstração. Os planos do Instituto, informam e fornecem o "know-how" e os meios técnicos como serviços.
ROLF DISCH SOLAR ARCHITECTURE - SOLAR SETTLEMENTFreiburg

O Solar Settlement é um conjunto de casas geminadas e um edifício comercial, o Sun Chip. As 59 casas estão divididas entre 11 mil m², sendo que 9 delas foram construídas no telhado do Sun Chip. Cada casa varia de 75 até 162 m², e todas as casas juntas contam com mais de 7.850 m² de área construída.
Todas elas são casas "PlusEnergy", ou seja,  que produzem mais energia do que consomem, e cuja renda suplementar supera fortemente os baixos custos adicionais.

Todas as casas são construídas apenas com materiais de construção que não causam mal à saúde.  Os telhados são cobertos por painéis fotovoltaicos. O empreendimento permanece livre dos automóveis graças à garagem subterrânea existente abaixo do Sun Chip (edifício comercial multiuso) e ao sistema de compartilhamento de veículos bem organizado.
INDUSTRIAL SOLAR GmbHFreiburg

O aumento dos preços da energia, a poluição e as mudanças climáticas mostram que atualmente fabricamos nossos produtos de forma insustentável. A maior parte do consumo de energia industrial é atribuída à produção de calor no processo. As soluções  da Industrial Solar ajudam a reduzir o custo com combustíveis fósseis através do aproveitamento da energia proveniente do sol.
A Industrial Solar ganhou vários prêmios em inovação, como o Prêmio Empreendedor "KfW Baden-Württemberg" em 2011, na República Federativa do Baden-WürttembergA revista Wirtschaftswoche ainda reconheceu a Industrial Solar como uma das mais inovadoras Start-Ups..
ROLF DISCH SOLAR ARCHITECTURE - HELIOTROPEFreiburg

O Heliotrope foi a primeira casa do mundo, a produzir mais energia do que gasta: o consumo de energia é livre de emissões, com CO² neutro e 100% regenerativo. Esse projeto conta com painéis solares na cobertura que acompanham a rotação do sol. Isso também é, exatamente, o que o Heliotrope consegue fazer!

Esse edifício cilíndrico tem, de um lado, vidros com triplo isolamento térmico e, do outro, um alto revestimento térmico nas paredes. Dessa maneira, quando exposto ao sol, o máximo de luz possível é aproveitado através das amplas janelas existentes. Em dias quentes de verão, ocorre o contrário. A casa posiciona as paredes com isolamento na direção do sol, garantindo assim um ambiente confortavelmente fresco.

O evento é aberto a todos os públicos interessados no tema sustentabilidade: professores, estudantes, profissionais do campo de engenharia e arquitetura, ambientalistas, planejadores, gestores públicos, empresários e outros. Os participantes receberão certificado de participação no programa com a chancela da Universidade FUMEC.

A língua oficial do programa será o Inglês.

Agência Oficial:


                                                         
Inscreva-se Já enviando os seus dados cadastrais para o e-mail: contato@ecoconstruct.com.br
Copyright ©ECOCONSTRUCT BRAZIL, Todos os direitos reservados.
 
ECOCONSTRUCT BRAZIL CONSULTORIA E EMPREENDIMENTOS LTDA - Building a Green World
 
Alameda da Serra, No. 322, Sala 402, Vale do Sereno - Nova Lima Minas Gerais - CEP 34.000-000 - Brasil
 

Copyright ©UNIVERSIDADE FUMEC, Todos os direitos reservados.
 
UNIVERSIDADE FUMEC - De Minas Gerais para O Mundo
 
Rua Cobre, No. 200, Cruzeiro - Belo Horizonte  
Minas Gerais - CEP 30.310-110 - Brasil